sexta-feira, 8 de novembro de 2013

OPINIÃO : A Crise na Europa e no Mundo



Praticamente todos os dias que acordamos de manhã apenas carregando o controlo remoto da TV a primeira noticia que deparamos é a GREVE, GREVE E GREVE….

Há males que vem e que ao mesmo tempo são também oportunidades de MUDANÇA para outros……

A MUDANÇA que pretendo falar é sobre o que o nosso Continente poderia operar face esta crise Internacional.

Se reparar, agora os Europeus já não tem complexos ir trabalhar em África, dantes só lá iam trabalhar atreves de Projectos de cooperação ou através de voluntariados, e funcionários das Embaixadas ou Organismos Internacionais, e na minha TERRA se chamavam de “Cooperantes”.

Agora tudo mudou, já lá vão os anos e os termos “Cooperantes” também, ou seja, agora eles lá vão orgulhosamente trabalhar para ganhar a vida, fugindo do desemprego e a crise que assola o Mundo, como nós Emigrávamos para Europa aspirando uma vida melhor.

A partir deste pressuposto eu poderia desenvolver umas infinidades de Oportunidades que a África teria para equilibrar a balança das diferenciais relativamente às trocas de Oportunidades comerciais, da produção de bens essenciais, das matérias-primas e as tecnologias, com o resto do Mundo.

Como nós não temos as Tecnologias, mas somos os detentores de matérias-primas, oportunidade esta seria, de balancearmo-nos nestes termos: Começando por privilegiar as trocas das matérias-primas com as tecnologias de transformação das mesmas. Se ontem a África estava em desvantagem a implementar estas trocas, hoje aproveitando esta crise entendo que estamos em melhores condições de o fazer.

Os Países como Congo, Angola e Nigéria, riquíssimos em termos minerais, os seus Governantes serão chamados a reflectir para o futuro do seu Povo e do Continente em geral.
Um Kg de Ouro, Diamante em bruto extraído e vendido fora de Continente, equivale sem exagero, em média 1gr do mesmo produto transformado no seu valor real, a mesma coisa por um litro de Petróleo e mais minerais do nosso subsolo. Isto no Séc. XXI é incomportável, inexplicável. Até porque perversamente ou paradoxalmente toda esta deslealdade de trocas comercias e de produtos, podia explicar em parte o porquê da tão desigualdade Mundial de ponto de vista socioeconómico, o que também explicaria em parte a actual crise Mundial que tem como pano de fundo a mal distribuição e de acumulação da riqueza mundial.

Temos até hoje zonas monetárias Africanas (ex. Zona franca CFA) em que moeda/divisas são emitidas (não sei se o é termo correcto) por alguns Países de Europa, com i/legítimos interesses inerentes! Demostra que que Economicamente o Continente continua dependente o que não dignifica a nossa Independência Política.

Gostei de ouvir as conclusões da Cimeira da CEDEAO em Dakar que perspectivou uma Moeda Afro-genuína que se chamará ECO para ano 2020.Assim como gostei de ouvir também que um Empresário Nigeriano tem em carteira o projecto de Construção de uma Refinaria de Petróleo na Nigéria. Se caminharmos por estes caminhos, estaremos certamente a olhar primeiro, para nós como Continente e depois a partir daí equilibrar as contas com o resto do Mundo. Deste modo não só estaremos a lutar para fixar os nossos recursos minerais em África, mas também fixamos os Recursos Humanos, e MAIS, atrair os recursos Humanos e tecnológicas doutros Continentes.

Fica aqui um convite aos Principais Países detentores de Recursos Minerais de África, pensar em Grande, em Projectos Africano com dimensão de construir uma Mudança Global das coisas, com consequente desenvolvimento sustentável do seu Povo.

Um bem-haja

Bom fim-de-semana.

Camais Blinque

Sem comentários :

Enviar um comentário


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.