domingo, 24 de maio de 2015

O DIA INTERNACIONAL DA ÁFRICA - O BERÇO DA HUMANIDADE

O primeiro país da África subsariana a conquistar a independência foi o Gana no dia 6 de Março de 1957, embora só tenha adquirido autonomia total em 1960. O nome 'Gana' significa "REI GUERREIRO".

O Dia Internacional da África foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972; num ato de reconhecimento ao dia 25 de maio de 1963 quando chefes de Estados Africanos reuniram-se na cidade de Adis Abeba, na Etiópia.

Nesse dia fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana; que tem como objetivos: manter a unidade e a solidariedade. Africana, eliminar o colonialismo, garantir a soberania dos Estados Africanos e a sua integração econômica; bem como fomentar a cooperação política e cultural no Continente.

A data foi escolhida pela fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em 25 de maio de 1963, em Adis-Abeba, na Etiópia.

BERCO DA HUMANIDADE

Além da ampla variedade genética, os primeiros seres humanos teriam surgido no continente há cerca de 120 mil anos, o que já se sabia por estudos anteriores. De toda a África, o povo san, ao sul, também conhecido como bosquímanos, seria o mais antigo. Eles são tidos como descendentes diretos dos ancestrais humanos, que originaram todo o restante do povo africano. Ainda nos dias de hoje, esse grupo vive da caça e da coleta.

Os pesquisadores constataram, também, que os san estão entre os grupos mais diversificados geneticamente. Isso é um indício de que eles podem ser o grupo humano mais antigo do planeta. Alguns indivíduos inclusive aparentam os mesmos traços genéticos dos seus parentes afro-americanos, o que pode ser uma forte prova de que eles são os ancestrais de grande parte dos escravos enviados ao Novo Mundo.

SEMELHANCAS ENTRE GRUPOS DISTANTES

Pelo estudo foi possível descobrir que grupos distantes no território tinham semelhanças no DNA. Grupos da Tanzânia, por exemplo, têm pontos parecidos com os san, do sul, e usam um tipo de linguagem com estalos não encontrada em nenhuma outra parte do planeta.

Além disso, as descobertas sobre os marcadores genéticos do DNA de grupos que habitam o leste da África demonstram que eles são descendentes dos que migraram do continente africano para conquistar a Ásia há milhares de anos.

CONTINENTE AFRICANO - UM GRANDE MARCO NA HISTORIA

A África possui uma história de fundamental importância para a humanidade porque comporta uma vasta diversidade étnica, ou seja, sua população é totalmente negra, mas não homogênea no que diz respeito à cultura, línguas, costumes etc.

Ao estudarmos a história do continente africano, conseguimos entender as raízes que levaram ao Tráfico Negreiro, a escravatura e ao racismo, principalmente aqui no Brasil, colônia que mais abrigou escravos africanos durante a história.

Lembrando que dois motivos enfatizavam o racismo: a escravatura e a condição social. Os escravos, a princípio nomeados assim por suas características físicas, sofriam preconceitos por possuir uma natureza diferente daquela dos outros seres humanos. Já no caso da condição social, o que prevalecia era a condição financeira de cada um, que variava por conta de motivos diversos.

Infelizmente as práticas racistas ainda marcam a história diariamente, por isso, é preciso avaliar e exaltar a importância de cada raça para a história da humanidade.


A Historia e a Humanidade

2 comentários :

  1. muito pouco esclarecedor acho q vc deveria não misturar o dia com o conteúdo sobre a africa e a pesquisa é sobre o dia internacional da África não a cultura deles ok.

    ResponderEliminar


COMENTÁRIOS
Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.